De acordo com o Conselho Federal da OAB, atualmente existem aproximadamente 800 mil advogados atuando no Brasil. Esse dado não deixa nenhuma margem para dúvidas: o mercado jurídico brasileiro é altamente competitivo. Com tantos profissionais oferecendo seus serviços, é bastante comum que surja uma dúvida: como encontrar o melhor profissional para ajudar no meu caso? Pensando nisso, separamos algumas dicas para te ajudar a saber como contratar um advogado. Confira a seguir!
Defina a área de atuação
O primeiro passo para escolher um bom advogado é definir em que ramo do Direito você precisa de ajuda. já que cada advogado tem sua especialidade. Um profissional que teve uma excelente atuação em sua ação trabalhista, por exemplo, não necessariamente atuará tão bem em um processo criminal.
Assim, se você precisa fazer um divórcio, procure um advogado especializado em direito de família; se quer processar uma empresa pela má prestação de serviços, procure um advogado cível; e assim por diante. Restringindo a área de atuação, você não perderá seu tempo consultando profissionais que não poderão te ajudar.
Busque referências
A relação estabelecida entre o cliente e seu advogado é totalmente pautada na confiança, já que você terá que contar para ele detalhes e problemas da sua vida pessoal, esperando que essas informações sejam tratadas com seriedade e não sejam divulgadas para terceiros. Por isso, uma boa maneira de achar um profissional confiável é buscar referências entre conhecidos. Se seus amigos ou parentes tiveram problemas parecidos com os seus, eles talvez sejam capazes de indicar um bom advogado — e é sempre mais fácil estabelecer uma relação de confiança com um desconhecido quando você tem uma boa referência sobre a sua atuação.
Pesquise sobre a formação do profissional
Apenas boas referências não são suficientes para determinar se um profissional do Direito é ideal para você. Por isso, é importante também fazer uma pesquisa sobre a formação do advogado. Em qual faculdade ele é formado? Que cursos frequentou? Quanto tempo de experiência tem no ramo de especialização? Esse tipo de pergunta deve sempre ser feita para que o cliente tenha certeza de que aquele advogado teve uma formação profissional sólida e que é capacitado para atuar no seu caso.
Conheça as cobranças de honorários advocatícios
Como na contratação de qualquer outro tipo de serviço, ao entrar em contato com advogados, você deve buscar saber exatamente em quanto será cobrado. Lembre-se de que essa informação não deve incluir somente a remuneração do profissional (conhecida como honorários advocatícios), mas também todos os outros custos adicionais que você poderá ter ao longo do processo. Assim, desde o primeiro contato, é importante exigir do advogado uma explicação detalhada dos honorários para que você não tenha nenhum tipo de surpresa ao longo do processo.
Seguindo as nossas dicas, fica mais fácil saber como contratar um advogado confiável, com boa formação e que seja capaz de te auxiliar com seus problemas jurídicos. Deixe seu comentário e conte-nos o que você achou, ou divida conosco suas próprias dicas!